Vitória da Câmara, MP e população formosense
Na manhã desta sexta, 9, o presidente da Câmara Municipal de Formosa, vereador Mundim/PP e demais parlamentares do município acompanharam a solenidade de inauguração do presídio estadual que contou com a presença da ministra Cármen Lúcia, presidente do STF, do governador Marconi Perillo/PSDB, do vice-governador José Eliton/PSDB e diversas outras autoridades do meio jurídico e legislativo municipais e estaduais.
Além de acompanhar o evento, o presidente da Câmara, representando os vereadores, aproveitou a ocasião para realizar a entrega de dois ofícios: Em um deles, encaminhado às duas autoridades visitantes, solicita, mais uma vez, que a Cadeia Pública no centro seja desativada e que o novo presídio receba os detentos da cidade, evitando que sejam enviados presidiários de outras partes do estado. No outro, encaminhado a Marconi, os vereadores pedem a regionalização do Hospital Municipal de Formosa, maiores investimentos em saúde e antecipação da entrega do AME - Ambulatório Médico de Especialidades uma vez que o número de atendimentos subiu consideravelmente por Formosa estar atendendo boa parte da região do estado e pode aumentar ainda mais com a inauguração do presídio.
Durante a cerimônia, a expectativa ficou em torno da atitude do governo do estado em torno das questões levantadas pelos vereadores durante a semana na última visita do governador que ratificou seu compromisso de desativar o Cadeião: "Quero aqui dar uma notícia aos formosenses, vereadores, vice-prefeito. O coronel Edson recebeu uma orientação minha e do vice-governador José Eliton no sentido de que o Cadeião de Formosa seja imediatamente desativado. Todos os que estão estojados lá, serão removidos para cá e, a partir de então, nós vamos dar uma outra destinação a esse Cadeião. Então essa preocupação que havia não haverá mais" disse Marconi em seu pronunciamento.
A fala do governador representou uma vitória do Ministério Público de Goiás, por meio do promotor Douglas Chegury, que teve a atitude de realizar audiência pública sobre a questão e dar suporte ao poder público neste sentido, da Câmara Municipal de Formosa, por meio de seu presidente Mundim e a união de todos os demais parlamentares e da sociedade civil organizada.
Além do presidente, estiveram presentes na inauguração do presídio os vereadores: Professor Rafael/PSB, vice-presidente; Bruno Araújo/PMDB, 1º Secretário; Genedir Ribas/DEM, 2º Secretário; Eduardinho de Paiva/PSD, 3º Secretário; Ceguinho/PTB; Domingos Filho/PMDB; Jurandir Oliveira/PR; Luziano Martins/PMDB; Miro Bikes/PSL; Netinho Lacerda/PSB, Carlim da Vila/DEM, Nema/PCdoB e Wenner Patrick/PSC.