Nova Mesa Diretora toma posse

por comunicacao — publicado 02/01/2023 20h55, última modificação 02/01/2023 20h55
Marquim Araújo, Índio de Assis, Dr. João Batista, Filipe Vilarins e Joelson Trovão assumem compromisso de comandarem o Legislativo em 2023

Na manhã desta segunda-feira (02), a Câmara de Formosa realizou sua Cerimônia de Posse da Mesa Diretora 2023, o primeiro ato do ano que simboliza o início dos trabalhos administrativos no Poder Legislativo municipal. A solenidade foi realizada no Plenário Arthur Magalhães Filho e contou com a realização da entrega de um título de cidadão formosense e a participação de diversos secretários, representantes religiosos, militares e demais órgãos públicos, além de membros da comunidade civil organizada.

Cerimônia de Posse

A Sessão de Posse foi iniciada com a chamada de todos os parlamentares presentes aos seus assentos e com a execução do Hino Brasileiro e do Hino à Formosa. Após o registro de presença dos membros do Poder Executivo, órgãos públicos, representantes dos órgãos da comunidade civil organizada, instituições e imprensa em geral, a vereadora Roberta Brito abriu os trabalhos. Foram lidos os nomes dos integrantes da Mesa Diretora 2023 com Marquim Araújo, presidente; Índio de Assis, vice-presidente; Dr. João Batista, primeiro secretário; Filipe Vilarins, segundo secretário e Joelson Trovão, terceiro secretário, membros eleitos na Sessão Extraordinária de eleição realizada no mês de dezembro. Em seguida, a vereadora Roberta deu posse aos eleitos e foi realizada a troca de lugares entre os integrantes da mesa.

O presidente Marquim Araújo foi convidado a fazer o seu discurso de posse em que agradeceu os 955 votos recebidos na última eleição municipal e aos votos dos dez vereadores que viabilizaram sua eleição frente à Câmara de Formosa. "Agradeço a confiança dos 10 votos que recebi, que acreditaram em nosso projeto. E aos que não votaram, pois fazem sim, parte do processo democrático. E, como membros desta Casa, membros do povo, serão respeitados e encontrarão em mim ponto de apoio", disse.

Marquim destacou que vai realizar um trabalho baseado em uma comunicação eficiente além de buscar a união em torno de projetos que beneficiem o município. "Tenho em mim o intuito de unificar esta Casa, sem lado A ou B, em torno de um único propósito: trazer à Formosa uma atuação de resultados e de força coletiva. Todos juntos podemos ir além, para buscar melhorias significativas à população. Agora mais, pois a presidência incumbe este dever. É algo que pode ser feito com a vontade e o auxílio de todas e todos, que faço questão em ter, para promover o bem geral dos munícipes e exercer o cargo sob a inspiração da democracia, da legitimidade e da legalidade", afirmou.

Por fim, o presidente Marquim convidou a todos os integrantes da sociedade a participarem deste objetivo, agradeceu aos funcionários e reforçou seu compromisso em resgatar o respeito à Câmara. "Convido as entidades, associações, ONGs, empresários, cidadãos para ocuparem seus espaços em nossa gestão. Para fazermos juntos numa direção voltada a alcançar objetivos maiores com ações e planejamento propositivos. Quero estender aos funcionários o meu agradecimento, o trabalho de cada um de vocês será fundamental para a concepção de nossos objetivos. Resgataremos com resiliência o respeito que esta Casa merece", disse.

Na sequência, a Presidência e a Mesa Diretora convidaram alguns representantes religiosos para realizar orações e bênçãos ao ano legislativo. Neste sentido, foram convidados o Pastor Presidente da Assembleia de Deus, Pastor Marcivon Neres, a senhora Cláudia Goulart, representando a comunidade espírita do Vale do Amanhecer do município de Formosa e o Padre Miguel, da Igreja Católica.

Após as orações, o presidente Marquim convidou os demais vereadores a manifestarem-se. O vice-presidente Índio de Assis afirmou que "esse é um momento de muita satisfação e alegria. Uma pessoa que vem de fora, que constroi aos poucos, amizades, e conseguir chegar e sentar aqui. Momento histórico pra mim", disse. Índio ainda afirmou que tem respondido as críticas através de seu trabalho. "Vim calando a boca de várias pessoas, desde quando fui eleito. De pessoas que não acreditavam e falavam. Mas a gente vem calando a boca com trabalho e perseverança". O vereador ainda ressaltou que irá "trabalhar mais para trazer mais orgulho a todos vocês".

O primeiro-secretário Dr. João Batista lembrou de seu posicionamento político durante seu atual mandato como vereador, afirmou que seguirá fiscalizando a Prefeitura, fez menção à Bancada da Independência afirmando buscar mais diálogo junto ao Poder Executivo e reforçou seu compromisso junto aos demais edis à frente da Primeira Secretaria. "Estar sentado aqui na Mesa Diretora não é algo fácil, não é algo simples. Eu sou um vereador que pertence à Bancada da Independência, trabalhei todo meu mandato neste sentido. Conversamos, discutimos, às vezes os debates são acalorados, mas no final o objetivo é sempre o melhor para a população. Continuarei o meu trabalho como fiscalizador, sempre disposto a discutir, disposto a conversar. E algo que eu  quero enfatizar aos colegas da Independência, que é uma coisa que eu já acordei com nosso prefeito, é que teremos espaço para discussão de cada projeto que vier a esta Casa. Nada mais justo que todos os vereadores participem da discussão e da construção de cada projeto porque esta Casa funciona não só para base, não só para um ou outro, mas para que todos que estão aqui, cada um aqui representa uma parcela da população. A Primeira Secretaria está aqui para servir. Servir a cada um dos senhores que representam a população. Teremos uma primeira secretaria aberta ao diálogo, aberta a discussões. Cada projeto que vier, será trazido a plenário, discutiremos com total justiça e equidade e todos aqui serão tratados como igual e nada mais espero de ter a oportunidade de fazer um trabalho de forma transparente. Faremos um grande trabalho e traremos um grande resultado ao município", disse.

O segundo-secretário Filipe Vilarins agradeceu à vereadora Roberta e ao vereador Marquim além da confiança de todos por compor a Mesa Diretora. "É o terceiro mandato nesta Mesa. É uma satisfação estar aqui. Quero agradecer ao Marquim por ter me chamado após tantas articulações. Mas nós fizemos um acordo e Deus permitiu que Marquim Araújo fosse nosso presidente. Desejo a essa Mesa um ótimo trabalho, discernimento. Não será fácil. Presidenta Roberta deu um show, parabéns minha amiga, minha eterna presidenta. Obrigado por tudo. Contem comigo, estaremos disponível 24 horas", disse ele.

O terceiro-secretário Joelson Trovão também fez menção ao seu trabalho desenvolvido como vereador, afirmou ser ativo em trabalhos realizados na zona rural e na rua: "Sou vereador desde o mandato passado, assumi meu cargo em 2017 e desde lá estou fazendo um trabalho em prol da população. Desde que meu nome foi comentado na Casa eu tenho dito que eu não posso ser presidente dessa Casa porque eu tenho um trabalho a ser cumprido na zona rural, nos bairros. Eu sou um vereador muito ativo, eu quase não fico em gabinete. Em seis anos de mandato eu sempre estou na rua com a população, em Goiânia atrás de recursos. Muitos me chamam de 'vereador doido', porque eu faço ponte, eu faço tudo. Fizemos mais de 20 pontes em seis anos de mandato. Eu sou um vereador que gosto de por a mão na massa, eu sou ativo, tenho experiência como gestor, mas não podia ainda assumir essa casa como presidente, não por não ter capacidade, porque todos aqui têm capacidade sim de serem presidente", disse.

Também se manifestaram, desejando bons trabalhos à Mesa Diretora, lembrando de alguns fatos importantes relacionados à política os vereadores Com de Paiva, Ciê do Sacolão e Subtenente Clesio e as vereadoras Roberta Brito, Simone Ribeiro, Doutora Cátia Rodrigues e Professora Nilza. Ao final da solenidade, a pedido das vereadoras Dra. Cátia e Delegada Fernanda foi observado um minuto de silêncio em razão da passagem de Edson Arantes do Nascimento, Pelé; Joseph Ratzinger, papa emérito Bento 16 e Dr. Djalma Resende. Em seguida, o presidente Marquim Araújo encerrou a solenidade de posse.

 

Entrega de Título de Cidadão Formosense

Antes da Sessão Solene de Posse ser iniciada, o General de Brigada do Exército Brasileiro, senhor Moisés da Paixão Júnior, Comandante de Artilharia foi agraciado com o Título de Cidadão Formosense. A Mesa Diretora 2022 foi responsável pela indicação do nome do representante militar que vem realizando seu trabalho no comando do Forte Santa Bárbara. Em seu breve momento de fala, General Paixão agradeceu a honraria e destacou parte de sua missão a frente das instalações militares. "Com muita honra agradeço o título de cidadão formosense, acredito que fiz muito pouco, posso fazer muito mais, espero fazer muito mais! Mas nesses oito meses, procurei estar o mais próximo possível à cidade de Formosa querendo quebrar esta ideia de que a BR nos divide", disse ele.

 

Foto: Sessão Solene de Posse da Mesa Diretora 2023 - Arquivo/Reprodução
Fonte: Departamento de Comunicação da Câmara de Formosa

registrado em: