Eleição Municipal 2020
Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral, as eleições municipais 2020 trouxeram algumas mudanças marcantes na composição do legislativo municipal. Desde a quantidade de novatos, passando pelo número recorde de vereadoras eleitas o resultado confirmou a tendência de renovação legislativa observada nas últimas votações.
Será a primeira vez em sua história que a Câmara de Formosa terá 13 vereadores eleitos pela primeira vez. Apenas cinco parlamentares alcançaram a reeleição e outro volta à Casa após duas eleições. Confira abaixo a lista dos vereadores eleitos para o pleito 2021-2024, de acordo com dados do TSE:
- Delegada Fernanda/SD -1.377 votos;
- Mundim/PODE - 1.194 votos;
- Roberta Brito/PP - 957 votos;
- Marquim Araújo/PP - 955 votos;
- Subtenente Clésio/SD - 899 votos;
- Ciê do Sacolão/AVANTE - 756 votos;
- Luziano Martins/PODE - 755 votos;
- Eliton de Paiva/PODE – 707 votos;
- Wélio de Iraci/PT - 653 votos;
- Filipe Vilarins/PTB - 647 votos;
- Nema/PODE - 643 votos;
- Professor Shinayder/PTB - 609 votos;
- Joelson Trovão/MDB - 513 votos;
- Hermes Costa/PSC - 495 votos;
- Dr. João Batista/AVANTE - 492 votos;
- Simone Ribeiro/PSL - 446 votos;
- Valdson José/SD – 344 votos;
- Índio de Assis/PROS - 337 votos;
- Cátia Rodrigues/PSD – 310 votos.
Novatos: Delegada Fernanda, Marquim Araújo, Subtenente Clésio, Ciê do Sacolão, Wélio de Iraci, Filipe Vilarins, Professor Shinayder, Hermes Costa, Dr. João Batista, Simone Ribeiro, Valdson José, Índio de Assis e Cátia Rodrigues.
Com exceção de Hermes Costa, Felipe Vilarins e Índio de Assis, todos os demais conseguiram ser eleitos em sua primeira experiência como candidatos a vereador por Formosa.
Reeleitos: Mundim, pela quarta vez consecutiva; Luziano Martins, primeira vez sendo reeleito e indo para o seu terceiro pleito; Nema, Roberta e Joelson Trovão, todos em sua primeira reeleição.
Retorna: COM de Paiva retorna após duas eleições fora da Câmara de Formosa.
A Justiça Eleitoral deve ratificar o resultado das eleições realizando a diplomação dos vereadores eleitos nos próximos dias e orientando os próximos passos até a posse.
As posses dos vereadores e do prefeito devem ocorrer no dia 01 de janeiro de 2021, conforme estipula o Regimento Interno da Câmara e a Lei Orgânica do Município. Ainda não há detalhes sobre a solenidade que deve ocorrer na sede do Poder Legislativo.
Fonte: Departamento de Comunicação da Câmara