Eleição Municipal 2020

por Secretaria-Geral — publicado 16/11/2020 19h01, última modificação 16/11/2020 19h01
Colaboradores: Departamento de Comunicação da Câmara
População decide por ampla renovação na Câmara pela quinta eleição seguida. Câmara terá 13 vereadores novatos a partir de 2021.

Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral, as eleições municipais 2020 trouxeram algumas mudanças marcantes na composição do legislativo municipal. Desde a quantidade de novatos, passando pelo número recorde de vereadoras eleitas o resultado confirmou a tendência de renovação legislativa observada nas últimas votações.

Será a primeira vez em sua história que a Câmara de Formosa terá 13 vereadores eleitos pela primeira vez. Apenas cinco parlamentares alcançaram a reeleição e outro volta à Casa após duas eleições. Confira abaixo a lista dos vereadores eleitos para o pleito 2021-2024, de acordo com dados do TSE:

• Delegada Fernanda/SD -1.377 votos;
  • Mundim/PODE - 1.194 votos;
  • Roberta Brito/PP - 957 votos;
  • Marquim Araújo/PP - 955 votos;
  • Subtenente Clésio/SD - 899 votos;
  • Ciê do Sacolão/AVANTE - 756 votos;
  • Luziano Martins/PODE - 755 votos;
  • Eliton de Paiva/PODE – 707 votos;
  • Wélio de Iraci/PT - 653 votos;
  • Filipe Vilarins/PTB - 647 votos;
  • Nema/PODE - 643 votos;
  • Professor Shinayder/PTB - 609 votos;
  • Joelson Trovão/MDB - 513 votos;
  • Hermes Costa/PSC - 495 votos;
  • Dr. João Batista/AVANTE - 492 votos;
  • Simone Ribeiro/PSL - 446 votos;
  • Valdson José/SD – 344 votos;
  • Índio de Assis/PROS - 337 votos;
  • Cátia Rodrigues/PSD – 310 votos.

Novatos: Delegada Fernanda, Marquim Araújo, Subtenente Clésio, Ciê do Sacolão, Wélio de Iraci, Filipe Vilarins, Professor Shinayder, Hermes Costa, Dr. João Batista, Simone Ribeiro, Valdson José, Índio de Assis e Cátia Rodrigues.
Com exceção de Hermes Costa, Felipe Vilarins e Índio de Assis, todos os demais conseguiram ser eleitos em sua primeira experiência como candidatos a vereador por Formosa.

Reeleitos: Mundim, pela quarta vez consecutiva; Luziano Martins, primeira vez sendo reeleito e indo para o seu terceiro pleito; Nema, Roberta e Joelson Trovão, todos em sua primeira reeleição.
Retorna: COM de Paiva retorna após duas eleições fora da Câmara de Formosa.

A Justiça Eleitoral deve ratificar o resultado das eleições realizando a diplomação dos vereadores eleitos nos próximos dias e orientando os próximos passos até a posse.

As posses dos vereadores e do prefeito devem ocorrer no dia 01 de janeiro de 2021, conforme estipula o Regimento Interno da Câmara e a Lei Orgânica do Município. Ainda não há detalhes sobre a solenidade que deve ocorrer na sede do Poder Legislativo.

Fonte: Departamento de Comunicação da Câmara

registrado em: ,