Câmara realiza Workshop voltado ao autismo

por comunicacao — publicado 27/04/2023 14h35, última modificação 28/04/2023 20h12
Evento organizado por Frente Parlamentar conta com o compartilhamento de experiências e participação de grande público

Na noite desta quarta-feira (26), a Câmara de Formosa, por meio da Frente Parlamentar em defesa dos direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, realizou o 1º Workshop com o tema: "Vencendo as barreiras estruturais: o autismo e os espaços de fala". O evento contou com a participação de cinco palestrantes que expuseram suas opiniões e experiências acerca de diversos assuntos ligados ao cotidiano das pessoas com TEA.

O Workshop se iniciou com a apresentação de informações acerca da Frente Parlamentar durante o ano de 2022 e os resultados alcançados pelo grupo ao longo do período. O presidente da frente, vereador Dr. João Batista, destacou a importância de se discutir o tema no Legislativo e ressaltou que a demanda e a pauta das pessoas com TEA não pode ser considerada como sendo especificamente de um político mas deve ser abraçado por toda a sociedade e poder público.

As palestras foram iniciadas com a apresentação do senhor Kelver Macedo, que falou sobre "vivências de paternidade atípica". Em sua apresentação, o vice-presidente da APPAF trouxe dados sobre a questão da paternidade atípica e comentou sobre sua experiência pessoal em torno. Após ele foi a vez da acadêmica do curso de Medicina Veterinária, Laísa Gabrielly, falar sobre "o cotidiano da vida acadêmica" e compartilhar sua história como aluna do ensino fundamental à Universidade. Em seu relato, Laísa falou sobre a sua percepção quanto a questão do autista nos ambientes escolares e universitário, as situações de negligência sofridas, a rede de apoio e o suporte que lhe foi conferido ao longo de sua vida estudantil.

Na terceira rodada de conversas, a doutoranda Raimunda Leila falou sobre o assunto "diagnóstico tardio: uma história de superação". Raimunda falou sobre maternidade atípica e sobre o seu próprio diagnóstico, ocorrido por volta dos 40 anos, falou sobre sua vivência antes e depois do fato e comentou sobre sua história de superação. Depois foi a vez de Paula Faria também trazer alguns relatos sobre a maternidade atípica com o tema "adolescência e TEA: relatos de uma mãe". A presidente da APAFF trouxe alguns detalhes sobre o seu relacionamento com o filho, sua participação junto aos demais jovens e na sua atual fase de desenvolvimento.

Por fim, a senhora Eloisa Bazotti falou um pouco sobre "políticas públicas e direitos das pessoas com TEA" e lembrou de importantes leis como o Estatuto da Criança e do Adolescente e o Estatuto da Pessoa com Deficiência. Traçou uma análise importante em torno da questão ao mencionar que não há e nem deve se falar em diferenciações na preservação e defesa do direito das crianças e dos adolescentes, reforçou a necessidade da população compreender seus direitos e buscar meios de colocá-los em prática. Também lembrou de assuntos voltados à igualdade e equidade na legislação.

O Workshop contou com alunos dos cursos de Pedagogia e Psicologia da IESGO, diversos profissionais de saúde e da educação além de pais e pessoas envolvidas com a causa. O presidente da frente parlamentar agradeceu o apoio dado pela Câmara de Formosa, na pessoa do presidente Marquim Araújo - presente no evento e demais membros da frente. A próxima reunião ocorre no dia 24 de maio e terá como pauta a escolha dos próximos representantes para o ano de 2023, a reunião é aberta ao público em geral sem necessidade de agendamento prévio.

Foto: Workshop realizado pela Frente Parlamentar
Fonte: Departamento de Comunicação da Câmara de Formosa