Câmara realiza Sessão Solene em Homenagem ao Dia Internacional da Mulher
Nesta quarta (08), a Câmara de Formosa realizou Sessão Solene em Homenagem ao Dia Internacional da Mulher. A cerimônia, que contou com a participação de todas as vereadoras que representaram e representam o município, foi muito celebrada com o compartilhamento de experiências, música e mensagens direcionadas às mulheres.
A vereadora Cátia Rodrigues presidiu a sessão solene acompanhada das vereadoras Roberta Brito, Delegada Fernanda e Simone Ribeiro. Emprestaram seu brilho e entusiasmo ao evento as ex-vereadoras: Terezinha Felipe, primeira vereadora de Formosa; Daia, primeira mulher a se reeleger como vereadora; Consuelo Ortiz e Marina Ortiz, representando a vereadora Isabel Cristina de Souza Ortiz; Zildete de Melo Alvares Barbosa, ex-vereadora; Daia, ex-vereadora; Marilia Magalhães, ex-vereadora.
Durante a sessão solene, a professora Terezinha Felipe emocionou o público presente ao enaltecer a data comemorativa, relembrar de sua atuação parlamentar e sua contribuição à Formosa. "Hoje, 08 de março, estamos comemorando o Dia Internacional da Mulher. Eu quero agradecer a todas as vereadoras e a todos vereadores presentes e não presentes. Em poucas palavras, eu fui convidada para estar presente nesta sessão solene e fiquei muito emocionada e agradecida. Quero também cumprimentar as autoridades aqui presentes civis e militares. Quero também dizer a todos que em 1962 fui convidada pelo nosso saudoso prefeito Zezito para ser a primeira candidata vereadora naquela época. Nesta época eu estava trabalhando no Grupo Escolar Presidente Vargas, na Formosinha. Conversando com diversas pessoas amigas, aceitei o convite do nosso saudoso prefeito Zezito. Nessa época muitos alunos passaram pelas minhas mãos e diversos grupos que trabalhei em Fomrosa. Hoje são médicos, advogados, engenheiros, pais de família. Quero também agradecer a todos por esta sessão tão importante, a todas as mulheres aqui de formosa, do Brasil e do mundo inteiro. Agradeço a todos vocês e muito obrigado", disse ela.
Em sua fala, Zildete Mello falou de sua satisfação em ser mulher e que o mundo precisa de mais respeito. "Eu acredito que nós mulheres temos realmente uma função muito importante no mundo, na vida. Nós temos a honra de procriar, de dar a luz, de trazer ao mundo mais uma pessoa. (...) O mundo hoje precisa de amor, falta amor, falta respeito. Respeito pela mulher, respeito pelo ser humano, está faltando", falou Zildete. A senhora Marília Magalhães destacou sua contribuição à Formosa através de sua atuação parlamentar e seu orgulho em ter participado da Câmara. "O que tenho a dizer é que fiz parte desta Casa. Fiz, com muita honra. Procurei desempenhar o meu papel de vereadora e hoje parabenizo vocês vereadoras dessa gestão. Tenho acompanhado, vocês são super bem. Estão cumprindo com os seus deveres. Uma das coisas que hoje eu sinto muito orgulho foi quando na função de coordenadora regional colocaram o nome da escola de Isabel Cristina. Dei a minha parcela aqui, como vereadora e como educadora. Trabalhei 36 anos na área da educação e hoje tenho orgulho de ter feito esse balanço, porque foi muito bom para minha vida. Até hoje ainda estou em sala de aula", disse Marília.
Daia também fez questão de destacar sua inspiração política. "A Dona Izabel Cristina foi uma parlamentar muito importante aqui nesta Casa de Leis e também a minha mentora política. Quando foi vereadora se reunia nos bairros mais humildes, o qual eu também morava num desses bairros e ela chegou ao bairro Jardim das Américas e me escolheu pra ser candidata a vereadora. Eu ainda não tinha noção do que era a política e aceitei, com o tempo aceitei ser candidata com a Dona Izabel Cristina e foi uma professora exemplar, de uma bagagem extraordinária. Em 1996 eu disputei uma eleição com toda aquela instrução que ela me deu e também do ex-prefeito que foi meu mentor, Jair de Paiva" disse ela. Daia também fez questão de falar sobre suas origens, destacou que a mulher pode estar onde quiser e falou o que pensa da política. "Toda a mulher tem o direito de disputar qualquer cargo que ela quiser, quando ela quiser. Cheguei em 1997, nós éramos três mulheres que foram eleitas a vereadoras: Mariete, Lúcia Resende e eu. Fui muito bem recebida pelos colegas vereadores. Fui muito bem respeitada . Exerci meu direito de vereadora com toda a responsabilidade que todo o vereador deve ter. Porque as pessoas acreditam na gente, acreditou na força da mulher. Eu fazia tudo que estava ao meu alcance para corresponder a responsabilidade que dona Isabel e o ex-prefeito Jair de Paiva colocaram sobre mim. Fiquei 36 anos trabalhando como liderança de boia-fria, sempre fui respeitada pelos homens. Tive três filhos, não deixei os caminhões de boia-fria, continuei com meus filhos, estudei com meus filhos e nunca deixei de ser mulher, esposa, mãe e amiga. A política é um instrumento de fazer o bem, um instrumento de levar aos menos favorecidos aquilo que talvez eles não tenham acesso", concluiu Daia.
Outro momento emocionante da sessão foi quando uma das filhas de Izabel Cristina lembrou de sua mãe e falou sobre o que ela simboliza para a família e como deve ser lembrada. "A Daia falou bem do que foi minha mãe. Que lutou pelos menos favorecidos e todos os excluídos estavam ao redor dela. Ela sempre trabalhou com isso. Uma frase que define minha mãe é 'ser dura sem nunca perder a ternura'. Ela, quando entrou na Câmara, era a única mulher, era às vezes um pouco excluída. Um amigo meu falou esses dias que ficou muito indignado pois chegou para assistir a uma sessão na Câmara, os homens estavam na tribuna e ela numa mesa lá embaixo. Mas isso nunca a fez menor, ela era oposição e sempre fez valer o direito dos pequenos, das mulheres, dos trabalhadores com firmeza e com muita ternura. Ela lutou muito ela educação, pelo direito dos trabalhadores da educação", sintetizou.
As vereadoras também tiveram espaço de fala e destacaram a importância da mulher na política, cumprimentaram todas as ex-vereadoras por terem aberto as portas para elas, falaram sobre o respeito que elas têm em relação às que vieram antes delas, comentaram sobre a necessidade do Poder Executivo ser representado por mulher e argumentaram sobre o papel das mulheres na sociedade, na família e na política. Os vereadores também tiveram um breve espaço de fala em que elogiaram as mulheres e também destacaram a importância pelo respeito e empoderamento feminino. Ao final, a Câmara concedeu medalha a todas as parlamentares formosenses e àquelas que atuaram a frente do Legislativo.
Compuseram a mesa de trabalhos e abrilhantaram o evento: Miriam Mendes de Miranda, 1ª Sargenta do Corpo de Bombeiros; Drielly Alves, Diretora do Presídio Feminino; Ana Beatriz Manzoni Consentino, capitã do Exército; Alessandra, sargenta da Polícia Militar do Estado de Goiás; Livia Ledo, representante da OAB; Ana Mirtes, Pastora Presidente da Igreja Assembléia de Deus; Argentina Martins, ex-Vice-Prefeita; Sizélia de Abreu, secretária municipal de Educação; Eliete França, coordenadora regional de Educação; Caroline Marques, 1ª Dama e secretária municipal de desenvolvimento social; Maria Alice, assistente jurídica da Câmara de Formosa-GO; Andréia Alves, esposa do Presidente Marquim Araujo; Hanid de Sousa Verciani, esposa do vereador Dr. João Batista; Sonia Baz, esposa do vereador Ciê do Sacolão.
Foto: Solenidade do Dia das Mulheres na Câmara - Arquivo/Reprodução
Fonte: Departamento de Comunicação da Câmara de Formosa