Câmara realiza reunião de lançamento de Frente Parlamentar

por comunicacao — publicado 03/03/2023 22h50, última modificação 13/03/2023 14h25
Frente atuará no estudo e em ações em prol da Saúde Pública de Formosa

Na noite desta sexta-feira (03), a Câmara de Formosa realizou o lançamento da Frente Parlamentar de estudos e ações em prol da Saúde Pública. O objetivo da frente é o de aprofundar os debates, a fiscalização e o acompanhamento da Saúde no município.

Na cerimônia de lançamento da nova frente parlamentar os vereadores presentes elegeram o presidente, o vice-presidente e o secretário da frente. Neste sentido, o vereador Dr. João Batista foi eleito presidente, a vereadora Simone Ribeiro será a vice-presidente e o vereador Ciê do Sacolão, o secretário.

O vereador Dr. João Batista agradeceu aos demais vereadores presentes pela confiança e ressaltou que a sociedade organizada terá um importante papel integrando os conselhos. A vereadora Simone Ribeiro, juntamente com o vereador Ciê do Sacolão e o presidente da Câmara, Marquim Araújo também ressaltaram o importante papel que a frente parlamentar terá ao longo do ano.

Ao fazer uso da palavra, a senhora Eliane, da CUFA, falou sobre a importância da Frente Parlamentar para a saúde e que, como representante do Conselho Municipal de Saúde, acredita que o trabalho da frente será positivo. O Dr. João Gabriel, médico que atua na zona rural, parabenizou os vereadores pela criação da frente e que contribuirá com o grupo no decorrer do trabalho realizado.

As senhoras Graziely Gomes, da MOAB e CMAI, e Raimunda Leila, que atua nas estratégias de inclusão na educação falaram sobre a acessibilidade e que a frente de saúde também deve atuar neste sentido. O presidente Marquim Araújo aproveitou a ocasião para comunicar que a Câmara trabalha para melhorar a acessibilidade com a instalação de um elevador e uma faixa de pedestre adequados e que espera, com esta atitude, ser exemplo para que o município também evolua nesta questão.

Foto: Registro fotográfico da Frente Parlamentar - Arquivo/Reprodução
Fonte: Departamento de Comunicação da Câmara de Formosa

A senhora Paula, presidente da APPAF e o senhor Kelver, vice-presidente da mesma associação comentaram sobre as dificuldades na busca por atendimentos frente às unidades de saúde e que, com a ampliação da comunicação para instrução da população algumas demandas tem melhorado, mas que é necessário aperfeiçoar o atendimento, principalmente as pessoas com TEA. Proveniente do público que acompanhou a reunião, a psicóloga Leila comentou sobre a Saúde Mental e suas demandas.

Ao final, o vereador Dr. João Batista definiu a temática de Saúde Mental como base de discussões e ressaltou a importância para que todos participem e integrem os conselhos da frente. A próxima reunião está prevista para ser realizada no dia 29 de março.