Câmara realiza Audiência Pública sobre a causa animal

por comunicacao — publicado 19/04/2023 22h01, última modificação 19/04/2023 22h01
Participantes levantam questões referentes ao castramóvel, funcionamento do controle de zoonoses, manejo da população de animais

Na noite desta quarta-feira (19), a Câmara de Formosa realizou Audiência Pública sobre a causa animal. A reunião foi proposta pelo vereador Valdson Jose e realizada no Plenário Arthur Magalhães Filho, no prédio da sede do Poder Legislativo. Esta foi a primeira audiência realizada em torno do assunto e trouxe o debate sobre questões atinentes a situação dos animais de rua e formas de implementar políticas públicas sobre a temática.

Entre os assuntos abordados estiveram: questões ligadas à castração de animais, o castramóvel, o controle de zoonoses, políticas voltadas à adoção responsável, leis municipais acerca do assunto que não estão sendo cumpridas, manejo da população de animais. Também foi debatido as questões referentes à criação de um canil público, política considerada negativa pelos representantes das associações e grupos de defesa dos direitos dos animais presentes. Ao final, o público presente também participou do debate em torno dos tópicos levantados. As demandas levantadas serão analisadas e encaminhadas aos órgãos competentes pelo proponente da audiência.

A mesa de trabalhos da Audiência Pública foi composta por: Valdson José, vereador e propositor da reunião; Ciê do Sacolão, vereador; Simone Ribeiro, vereadora; Com de Paiva, vereador; Fernando Henrique, representando a vereadora Delegada Fernanda; Ramiro Carpenedo Martins, promotor de Justiça; veterinária Fernanda Krug, representando o prefeito Gustavo Marques; Alba Magalhães de Brum Saldanha, Presidente da Associação Formosense Anjos de Quatro Patas; Ana Paula Vasconcelos, Diretora Jurídica do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal e vice-presidente da Comissão de Direito dos Animais da OAB/DF; Larissa Alves Oliveira de Carvalho, representante da Associação Balaio de Gato; Amanda Lima, Presidente da Associação Amigo Cão; Mariana Gomes de Oliveira, representando o secretário municipal de saúde Breno Miranda.

Foto: Audiência Pública sobre a causa animal - Arquivo/Dep.Com.
Matéria publicada pelo Departamento de Comunicação da Câmara de Formosa