Câmara aprova instituição do Dia da Cultura e Luta Camponesa

por comunicacao — publicado 17/06/2022 12h10, última modificação 20/06/2022 08h03
Proposta do Vereador Valdson José visa valorizar os camponeses formosenses

Neste mês de junho, a Câmara de Formosa aprovou o Projeto de Lei nº 42/22, que institui e inclui no Calendário de Eventos do Município de Formosa o "Dia da Cultura e Luta Camponesa". De acordo com a proposta, a data estabelecida para este fim é o dia 17 de abril e deverão ser desenvolvidas atividades como palestras, debates, seminários, dentre outros eventos, visando promover o reconhecimento dos direitos dos camponeses.

A proposta apresentada pelo Vereador Valdson José ainda estabelece que a data a ser comemorada anualmente com as atividades livres e abertas às instituições públicas, privadas e às entidades representativas que atuam na valorização da luta e cultura camponesa.

O vereador Valson José destaca, em sua justificativa, que a propositura "é o reconhecimento da história, terra, cultura, trabalho, conhecimento popular e lutas camponesas, sendo estes princípios norteadores e matrizes fundadoras da Educação no Campo", e que "demonstra a importância do campo para a sociedade brasileira para a soberania alimentar nacional e sustentabilidade ambiental", conclui.

Após a aprovação, o Projeto de Lei será encaminhado ao Poder Executivo para sanção ou veto.

Fonte: Departamento de Comunicação da Câmara de Formosa