Câmara aprova Política de Atenção Integral à Saúde da Mulher - PAISM

por comunicacao — publicado 22/12/2022 13h36, última modificação 22/12/2022 13h36
Proposta apresentada pelo vereador Valdson José busca maior atenção à saúde da mulher

Nesta semana, a Câmara de Formosa aprovou o Projeto de Lei nº 99/22, que institui a "Política de Atenção Integral à Saúde da Mulher". A proposta, apresentada em outubro, foi aprovada por unanimidade nas últimas reuniões ordinárias deste ano.

A política pública proposta no projeto constitui-se de serviços do sistema público de saúde do município de Formosa dirigidos especialmente à atenção integral à saúde da mulher. Ainda de acordo com a propositura, os serviços objetivam assegurar a assistência integral em ações de caráter preventivo e curativo relacionadas a gestação, parto e pós-parto, a genicologia, a oncologia - em especial o câncer de mama e do colo do útero, o planejamento familiar, as doenças psicossomáticas, a saúde menstrual, entre outros.

Segundo o vereador Valdson José, autor da proposta, em sua justificativa, o projeto "visa promover a melhoria das condições de vida e saúde das mulheres, mediante a garantia de direitos legalmente constituídos e ampliação do acesso aos meios e serviços de promoção, prevenção e assistência e recuperação da saúde bem como ampliar, qualificar e humanizar a atenção integral à saúde da mulher".

Após a aprovação, o Projeto de Lei será encaminhado ao Poder Executivo para sanção ao veto.

Foto: Sessão Ordinária - Arquivo/Reprodução
Fonte: Departamento de Comunicação da Câmara de Formosa