Câmara aprova dia municipal dos colecionadores, atiradores e caçadores

por comunicacao — publicado 28/04/2023 18h15, última modificação 28/04/2023 18h15
Proposta apresentada pelo vereador Índio de Assis visa reconhecer a importância dos CAC's no municípío

Neste mês, a Câmara de Formosa aprovou o Projeto de Lei nº 12/23, que "institui no âmbito do município de Formosa o 'Dia Municipal dos Colecionadores, Atiradores e Caçadores - CAC's". A propositura foi apresentada pelo vereador Índio de Assis no mês de fevereiro e aprovada pelo Plenário nas sessões da última semana do mês de abril.

De acordo com o projeto, o dia municipal dos colecionadores, atiradores desportivos e caçadores passará a ser celebrado no dia 06 de julho. Também fica autorizada a realização de eventos públicos municipais, para a divulgação e esclarecimento das atividades desempenhadas pelos CAC’s, bem como as leis que os regulamentam, ficando as atividades, em razão do dia, livres e abertas às instituições públicas, privadas e às entidades representativas que atuem na área.

Segundo o autor do projeto, vereador Índio de Assis, "Os CAC's, assim chamados, em sua maioria são praticantes de tiro desportivo, onde disputam campeonatos locais, brasileiro e mundial, devidamente vinculados ao Exército Brasileiro. Como toda categoria, os CAC's são amantes do que fazem, são unidos, disciplinados e buscam cada vez mais acabar com o rótulo negativo que se vincula a questão relacionada as armas de fogo". De acordo com ele, "O tiro esportivo atualmente reúne vários competidores de outros Estados, que participam de competições nacionais aqui no Município gerando renda e fluxo de pessoas tornando a cidade conhecida turisticamente, o que contribui para o desenvolvimento. Quanto mais a modalidade desse esporte for valorizada e reconhecida no Município, mais as chances do seguimento crescer e virar referência na região e trazer reconhecimento a cidade".

Após a aprovação, a matéria segue para sanção ou veto do Poder Executivo.